Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

BENEFÍCIOS E USOS - PEPINO

PEPINO - CONHEÇA O QUÃO PRECIOSO ELE É


01. PEPINOS contem a maioria das vitaminas que você precisa diariamente. Um pepino contém Vitaminas B!, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.


02. Sentindo cansado à tarde, dispense a soda cafeína da e coma um Pepino. Pepinos são ótimas fontes de Vitaminas B e Carboidratos que fornecem aquela ''animação'' que dura por horas.

03. Cansado de ver o espelho de seu banheiro embaçar após seu banho? Esfregar uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como no SPA.

04. As lesmas e caramujos estão arruinando suas plantas? Coloque algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio), em sua horta ou jardim, e as pestes ficarão de longe todas as temporadas.

05. Procurando por uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à piscina ou à praia? Esfregue uma rodela ou duas de pepino nas áreas afetadas por alguns minutos, os fitos químicos no pepino forçam o colágeno de sua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona otimamente para as rugas também! (puxa, essa não, é só incluir pepino na alimentação né?! Rsrsrs)

06. Deseja evitar uma ressaca ou dor de cabeça? Coma algumas fatias de pepino antes de dormir e acordará sem dor e sem ressaca. Pepino contém bastante açúcar, Vitaminas B e eletrólitos para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando ambos a ressaca e a dor de cabeça!

07. Procurando evitar aquela fome à tarde ou noitinha com alguma coisa? Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores Europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar a fome.

08. Tem uma importante entrevista de emprego e você não tem tempo para engraxar os sapatos? Simplesmente esfregue uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os elementos químicos proverão um rápido e durável brilho que fica ótimo e repele a água.

09. Não tem em casa nenhum produto para consertar aquele barulhinho da porta rangendo? Tome uma fatia de pepino e esfregue no lugar problemático, e pronto, o rangido se foi!

10. Cansado, estressado e sem tempo para uma massagem, facial ou visita ao SPA? Corte um pepino inteiro e coloque em uma panela de água fervendo, os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água fervendo e se soltam no vapor, criando um relaxante cheirinho que tem reduzido o stress em novas mamães e estudantes durante exames finais.

11. Acabou de almoçar e ver que não tem goma de mascar ou balas de hortelã? Tome uma fatia de pepino e esprema no céu da boca com a língua por 30 segundos para eliminar o mau hálito, os fito químicos matarão as bactérias responsáveis por causar mau hálito.

12. Procurando por uma maneira ''verde'' para limpar suas torneiras, pias ou aço inoxidável? Esfregue uma fatia de pepino na superfície que deseja limpar, isto não só remove anos de zinabre e traz de volta o brilho, mas também não deixa marcas e não mancham nem prejudicam suas unhas e mãos enquanto limpa.

                                                                 SUCO DE PEPINO






O pepino é um ótimo tônico para o fígado, rins, vesícula e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor. Seu suco é utilizado nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga.

O pepino tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele.
Ele deve ser consumido sempre com casca (bem lavado), pois é nela que se encontram substâncias que o tornam de fácil digestão.
Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. É rico em potássio, o "mineral da juventude", que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme e do rosto.



Vai um suco de pepino aí? Garanto que vale a pena provar e conferir os excelentes resultados... 

RECEITA - Sorvete de Chá de Jasmim

Sorvete de Chá de Jasmim






Serve 3 taças
Tempo de preparação: 45 minutos ou menos.
Ingredientes:
• 3 copos de água 
• 2 1/2 colheres de sopa de chá de jasmim 
• 3/4 copo mais 2 colheres de sopa de açúcar

Modo de Preparo:
Deixar a água levantar fervura. Adicionar o chá de jasmim e retirar a panela do fogo. Deixe em infusão por 5 minutos. Adicione o açúcar, mexa até dissolver e filtre o chá num coador bem fino. Deixe esfriar o chá e tampe.Quando estiver frio coloque no freezer numa forma de sorvete. O sorvete estará pronto 1 semana depois.









quarta-feira, 27 de julho de 2011

BENEFÍCIOS E USOS - SENE FOLHAS

Sene Folhas

O sene (Cassia angustifolia) é uma planta da família Fabaceae, nativa da Ásia tropical, incluindo subcontinente Indiano. Dispersa pelo Oriente Médio, Norte da África, inicialmente pelos Egípcios e posteriormente pelos Árabes, Gregos e Romanos. Atualmente está distribuída em todas as regiões semi-áridas do mundo (Lal et al, 1997; Mascolo et al, 1998).
O sene vem sendo utilizado por suas propriedades fitoterápicas desde o século IX, mas seu uso como laxante e regulador tiveram destaque apenas na época do renascimento. Seu nome cientifico, Senna alexandrina Miller, se deu pelos taxonomistas modernos que agruparam duas espécies em um só nome, mas na maioria das casas naturais ou casas de ervas o sene é encontrado sob dois nomes, Cassia senna L. (sene-de-alexandria) e Cassia angustifoli Vahl ( sene-de-tinnevelly ou sene-indiana) segundo Simões (1999, p. 559).



História: Os médicos Árabes foram os primeiros a usar a sene para fins medicinais, com seu uso datando desde o século IX a.C. Desde então esta erva exerce um papel importante na medicina tradicional Árabe e também Européia.  Das folhas é feito o chá que quando administrado corretamente exerce como regulador intestinal. O nome da planta é derivado do árabe “sena” e da palavra hebraica “cássia”, que juntas significam “descascar”, uma referência a casca do caule que é facilmente removida.
Reproduz-se na primavera e necessita de muito sol no seu cultivo. O arbusto atinge 1 metro de altura, com caule ereto, lenhoso e de flores amarelas. O chá de sene folha é laxativo e purgativo, regulador intestinal e indicado para cólicas biliares, gases, prisão de ventre e obesidade.

Contra-indicação:
 Não é recomendado para crianças menores de 12 anos e mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Modo de Fazer:
1 colher de chá da sene folhas para 250 ml de água. Coloque os 250 ml de água para ferver, quando estiver em ponto de ebulição apagar o fogo e despejar sobre a erva que deverá estar em recipiente ou caneca de vidro, louça ou barro.  Consumir 1 vez ao dia.

CHÁ DE SENE E ROSAS BRANCAS
DESINTOXICANTE E EMBELEZADOR DA PELE

Preparado com ervas apropriadas para equilibrar o organismo. Depurativo, laxante suave, adstringente, anti-séptico, emoliente. O equilíbrio orgânico também é sentido na pele, que fica viçosa e livre de impurezas. Tem sabor
agradável e é aromático.



Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

BENEFÍCIOS E USOS - HIBISCUS sabdariffa


Descrição Botânica:
Hibiscus sabdariffa L. é um arbusto perene da Família das Malváceas que pode atingir cerca de 2 a 3 metros de altura. Pertence ao gênero Hibiscus, que compreende cerca 200 espécies de plantas. De origem africana e asiática, é conhecida popularmente como hibisco, hibiscus, rosela, groselha, azedinha, quiabo azedo, caruru-azedo, caruru-da-guiné e quiabo-de-angola, além de receber outros nomes como cardadé, rosa da Jamaica, té de Jamaica (espanhol); red sorrel ou Jamaica sorrel (inglês); cardade (italiano); afrikanische malve (alemão) ou roselle (francês). Existem seleções com maior ou menor quantidade e tamanho de folhas, nas cores verdes ou avermelhadas. As flores apresentam os dois sexos na mesma flor (hermafroditas). As flores são axilares, formadas ao longo da haste da planta e podem ser amarelo-pálidas, rosa-arroxeadas ou purpúreas. Os cálices são carnosos e vermelhos, com mais ou menos 2 centímetros de comprimento, e recobrem os frutos ovais onde estão as sementes. Lembrando que este hibisco não é o hibisco ornamental tão comum nos jardins do Brasil, conhecido popularmente como hibisco-da-china ou rosa-sinensis.

Benefícios e usos:
A ação diurética do hibiscus transformou a planta numa grande aliada das mulheres na luta contra uma inimiga implacável: a celulite. O chá preparado a partir do cálice do hibiscus ajuda a diminuir a retenção de líquidos, uma das responsáveis pela formação e agravamento da celulite.
Já o poder antioxidante do hibiscus também tem explicação: as boas doses de antocianinas, que são pigmentos dão uma variedade de cores atrativas de frutas, flores e folhas que variam do vermelho ao azul. São da classe dos flavonoides e responsáveis pelo potencial antioxidante das frutas vermelhas.
O chá de hibiscus ganhou uma fama adicional recente: a de emagrecedor. Isso porque, a exemplo do chá verde, ajuda a estimular o metabolismo, tem ação digestiva e diurética, ajuda a reduzir o colesterol ruim. No caso do hibiscus há também a propriedade de auxiliar a reduzir as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, colaborando na prevenção do desenvolvimento do diabetes tipo 2.
Alguns estudos sugerem que o Hibiscus sabdariffa, mediante vários mecanismos, ajuda a normalizar a pressão arterial, funcionando também como um excelente diurético.


O chá de hibisco não é amargo. Tem sabor suave de framboesa – dá até para sentir aquele azedinho da fruta – As diferentes partes da planta têm várias utilidades. As folhas são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos. Quando ainda estão bem jovens e tenras, as folhas podem ser consumidas em saladas cruas; depois, um pouco mais velhas podem ser refogadas ou se tornar um ótimo ingrediente para o preparo de cozidos, sopas, feijão e arroz. O cálice vermelho tem um sabor azedinho e contém ácidos cítricos, hibístico, málico e tartárico. O cálice pode ser usado na fabricação de geléias, doces, picles, vinho, vinagre, sucos e também no preparo de um excelente chá. Para o preparo do suco são utilizados os cálices crus ou cozidos, que são triturados no liquidificador com água, depois é só coar e adoçar a gosto. O cálice triturado é aproveitado para o preparo de geléia ou doce. Já o chá é obtido a partir do cálice seco à sombra. As sementes possuem 17% de óleo e 25% de proteína. Além de proporcionar vários efeitos positivos no organismo: estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido. Ou seja, é um aliado e tanto na perda de peso. 

O que dá esse poder ao hibisco? Sobretudo a alta concentração de antocianina – pigmento da família dos flavonoides –, que tem ação antioxidante (tira boa parte dos radicais livres de cena) e antiinflamatória (combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções). Resultado: “O organismo deixa de acumular toxinas – substâncias inimigas que dificultam o emagrecimento”.
Outras substâncias (enzimas e mucilagens) presentes na planta agem em áreas diferentes. No estômago, facilitam a digestão; no intestino, impedem parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos; e nos rins, anulam temporariamente a ação do hormônio antidiurético, quando o organismo aproveita para se livrar do excesso de líquidos. Ainda não acabou: “O hibisco tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, e cálcio, mineral importantíssimo para os ossos e um facilitador na perda de peso, segundo estudos recentes”.
“O chá de hibisco é feito das flores e botões do Hibiscus sabdariffa, espécie diferente daquela ornamental, comum nos jardins”, fique atento ao comprar.
Outro detalhe: o chá sozinho, você sabe, não faz milagre. Ele deve ser associado a uma alimentação saudável. E não adianta tomar um chazinho para livrar o organismo das toxinas e comer alimentos superindustrializados.

Além do chá de hibisco (1 litro ou 5 xícaras por dia), beba água (no mínimo 1 litro) no intervalo das refeições.

Modo de fazer o chá:

Leve um 1 litro de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhinhas, acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos a 10 no máximo. Coe em seguida. Evite voltar a aquecer para não diminuir os efeitos terapêuticos da planta.

+ Ervas para acelerar a dieta

Cavalinha e Alfafa aumentam os efeitos do hibiscus e o resultado na cintura aparece mais rápido. Para isso, faça o chá com 1 litro de água, 1 colher (sopa) de hibisco e 1 colher (sopa) de cavalinha: erva com ação diurética ou 1 colher (sopa) de alfafa: erva com ação antioxidante




Cultivo:
Por se tratar uma planta adaptada ao clima quente, se desenvolve bem em temperaturas superiores a 21ºC. O solo ideal para o cultivo deve ser bem drenado, profundo e com alto teor de matéria orgânica. Quanto à adubação, recomenda-se apenas adubo orgânico, sendo indicado colocar 2 litros de composto orgânico ou húmus de minhoca por cova antes do plantio. À medida que a planta for se desenvolvendo, podem-se fazer adubações de cobertura utilizando os mesmos adubos, só que desta vez colocando-os a 10 cm do colo da planta. Não há necessidade de usar agrotóxicos em nenhuma fase do cultivo.


quarta-feira, 20 de julho de 2011

BENEFÍCIOS E USOS - FUCUS VESICULOSUS





O que é Fucus Vesiculosus ?


O fucus vesiculosus é uma alga marinha encontrada nas costas do Mar do Norte, Mar Báltico e Oceanos Atlântico e Pacífico. O fucus era fonte original de iodo, descoberto em 1811, e usado extensivamente para tratar bócio, um inchaço na glândula tireóide relacionado à deficiência de iodo. A partir de 1860 foi defendido que o fucus era um estimulante de tireóide e poderia combater a obesidade ao elevar a taxa metabólica. Desde então, o fucus vem sendo parte de várias fórmulas e remédios para emagrecer.
Fucus vesiculosus também conhecida como bodelha (Phaeophyta) é um tipo de alga castanha pertencente a um grupo de algas multicelulares, fundamentalmente marinhas, e a sua cor deriva do pigmento fucoxantina. Em relação á sua morfologia, apresenta-se como um talo plano e ramificado dicotomicamente, com pequenas dilatações cheias de ar – os aerocistos- que asseguram a flutuação do talo. Na época de reprodução, a extremidade de certos talos fica intumescida. É nessas extremidades férteis, crivadas de orifícios minúsculos, que se produzem uma geléia de coloração alaranjada ou verde-escura, conforme o sexo é, respectivamente, masculino ou feminino.

Consumo do Fucus Vesiculosus


O fucus é um alimento comum no Japão e usado como aditivo alimentar e aromatizante em vários alimentos na Europa. É utilizada no tratamento da obesidade relacionada ao hipotireoidismo, devido ao seu significativo teor de iodo, essencial à síntese de hormônio pela tiróide. A presença de fibras mucilaginosas estimula o funcionamento intestinal. Exibe, também, moderada ação diurética.  Fucus também é comumente encontrado como componente de suplementos alimentares. 



DESCRIÇÃO: Fucus vesiculosus é uma alga do gênero feofícea, do grupo laminariáceas, que são colhidas na maré baixa e deixadas secas ao sol. São algas microscópicas que, quando rehidratadas, aumentam o seu tamanho em até 10 vezes, sendo esta propriedade muito explorada com fins terapêuticos com agente dilatador de canais e trajetos fistulosos. O fucus vesiculosus atua como estimulante da glândula tireóide, sendo indicado para o tratamento da obesidade e hipotireoidismo. Estas propriedades devem-se ao alto poder de fixação do iodo do mar por estas algas. 


INDICAÇÃO: Chá de fucus Anti-celulite, bulimia, gorduras localizadas, auxilia a elasticidade da pele, reguladora do intestino, antiácida, levemente diurética, regula menstruações e fortifica o útero, acelera o metabolismo celular, disfunções da tireóide, vesícula e obesidade. Fucus também tem reputação de aliviar reumatismo e azia. 

Composição do fucus vesiculosus
Os principais elementos contidos no fucus incluem mucilagem, manitol, beta-caroteno, iodo, zeaxantina, bromo, óleos voláteis, potássio e vários outros minerais. O principal uso do fucus na medicina herbal é como fonte de iodo, um nutriente essencial para a glândula tiroide.



Contra-indicações: 
O fucus não deve ser usado em casos de hipertiroidismo, problemas cardíacos ou durante a gravidez e amamentação. Doses excessivas de fucus podem ocasionar hipertiroidismo, tremor, elevação da pulsação e da pressão sanguínea. Convém lembrar que pessoas alérgicas ao iodo não devem consumir esta alga. 

Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

sábado, 16 de julho de 2011

BENEFÍCIOS E USOS - SUCOS


SUCO ENERGÉTICO



Ingredientes: 
1 copo duplo de suco (250ml) de laranja = 139 cal;
1 colher (sopa) de guaraná em pó = Traços cal;
3 colheres (sopa) de polpa de açaí = 118 cal;
1 colher (sopa) (16g) de farinha de arroz = 62 cal;
1 colher (sopa) (16g) de aveia = 55 cal;
1 colher (sopa) (16g) de semente de gergelim = 90 cal;
3 colheres (sopa) (16g) de beterraba ralada = 21 cal;
1 colher (sopa) (16g) de farinha de soja = 20 cal;
1 colher (chá) (8g) de levedura de cerveja = 47 cal;
1 colher (sopa) (16g) = 49 calorias 
 Mel a gosto


Preparo: 
Colocar os ingredientes no liquidificador bater, tomar antes dos exercícios ou antes do trabalho,no café da manhã.


Calorias: 
Em cada copo de 250 ml teremos um total de aproximadamente 600 calorias,
dependendo da quantidade de mel de abelha que for colocado no suco.Todo produto energético apresenta alto teor de calorias e este é um dos motivos de atuar com efeito energético em nosso organismo


Benefícios: 
O suco de laranja é rico em vitamina C, conhecido e potente antioxidante alem de aumentar a imunidade e energia celular. O guaraná é um conhecido energizante e antioxidante, o açaí é um alimento extremamente rico em calorias e nutrientes que serve de complemento nutricional, além de ser muito saboroso. A farinha de arroz como a beterraba, tem alto teor glicêmico e fornecem energia disponibilizada com grande rapidez evitando a fadiga física. A farinha de soja é uma excelente fonte protéica disponibilizando aminoácidos essenciais ao organismo e evitando a cetose. E a levedura fornece todos aminoácidos essenciais, ácidos nucléicos,  alem do complexo B.

Fonte: Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN)

SUCO PÓS-RESSACA





INGREDIENTES
½ repolho verde de tamanho pequeno
1 limão previamente espremido e sem as sementes
1 talo de aipo com as folhas
1 colher de sopa de folhas frescas de coentro
½ colher de chá de curcuma 


MODO DE PREPARAR:
Usar centrífuga ou bater no liquidificador com um pouco de água mineral sem gás e coar. Se quiser um sabor um pouco melhor, use água de coco.


BENEFÍCIOS:
Excelente para combater os efeitos adversos do excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. Ajuda o fígado a se recuperar e acelerar a eliminação de toxinas que causam a ressaca. O repolho é rico em glutamina, um aminoácido que protege e repara o fígado dos efeitos danosos do álcool. A curcuma possui carotenóides com ação hepatoprotetora.

  

SUCO PARA CÓLICA MENSTRUAL 


Ingredientes: 1 folha de agrião, 3 fatias de abacaxi, 1/2 maçã com casca, 1 fatia fina de gengibre e 1 folha de louro.


Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador.


Benefícios: O louro ajuda a diminuir os sintomas da menstruação; o abacaxi é diurético e funciona como antiinflamatório; o gengibre e o agrião também são diuréticos, portanto, diminuem a retenção de líquidos e estimulam o funcionamento do intestino, o que ameniza as cólicas.

SUCO ANTI-STRESS



Ingredientes:
2 copos de Água mineral;
10 morangos;
1/2 pêra rígida;
1 banana madura;
1 colher (sopa) de lêvedo de cerveja

Modo de preparo: 
No liquidificador, bata as frutas com a água. Por último, acrescente o lêvedo de cerveja, misturando com a colher.

Indicação: 
A pêra é rica em fibras e ajuda a hidratar. Enquanto o lêvedo de cerveja e a banana estimulam o bem-estar. O morango é calmante.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

EUCALIPTO ARCO-ÍRIS




O eucalipto arco-íris (Eucalyptus deglupta) é o único representante da família dos eucaliptos encontrado naturalmente no hemisfério norte, em ilhas da Indonésia, Filipinas e Nova Guiné.
Atualmente, essa árvore é amplamente cultivada ao redor do mundo onde é empregada principalmente na produção de papel. Entretanto, por causa de suas vistosas listras coloridas, o eucalipto também vem sendo utilizado para fins ornamentais.
A casca exterior cai anualmente em diferentes épocas, deixando aparecer o verde claro da parte interior, que vai escurecendo gradualmente resultando em tons de azul, roxo, laranja e marrom até amadurecer completamente.
O resultado é o tronco multi-colorido do eucalipto arco-íris, que mais parece uma pintura.







Fonte: http://bocaberta.org/2010/04/a-arvore-colorida.html

BENEFÍCIOS E USOS - EUCALIPTO


EUCALIPTO

fonte da imagem: Google imagens


Família: Mirtaceae
Espécies: Eucalyptus globulus; Eucalyptus citriodora; Eucaliptua cinérea.
Nomes Populares: Gomeiro-azul, Árvore-da-febre, Eucalipto.

Original da Austrália, a árvore foi introduzida na Europa no final do século XVIII e destilada comercialmente nos anos 1850.  Atinge até 80m de altura, é difundido e industrializado. Folhas duras, verdes lanceoladas ou ovais, perfumadas, flores pequenas de 1 cm de diâmetro , solitárias ou agrupadas, de coloração esbranquiçada. Existem variedades de floradas rosadas ou vermelhas.

Planta da família das Mirtáceas apresenta-se como árvores e raras vezes em arbustos, sempre verde, que possui um óleo essencial, o eucaliptol, muito recomendado no tratamento da bronquite e demais doenças do aparelho respiratório.
Existem muitas variedades de eucalipto no Brasil, principalmente em áreas de reflorestamento pela indústria madeireira, que utiliza a polpa de sua madeira para a fabricação de papel. Atualmente, do eucalipto, tudo se aproveita. Das folhas, extraem-se óleos essenciais empregados em produtos de limpeza e alimentícios, em perfumes e até em remédios. A casca oferece tanino, usado no curtimento do couro. O tronco fornece madeira para sarrafos, lambris, ripas, vigas, postes, varas, esteios para minas, mastros para barco, tábuas para embalagens e móveis. Sua fibra é utilizada como matéria-prima para a fabricação de papel e celulose. A partir do pólen extraído de suas flores, produz-se mel de altíssima qualidade, ao qual se atribuem, inclusive, propriedades medicinais.
O tipo de eucalipto mais comum no Brasil é um tipo de árvore de grande porte e crescimento rápido.
Todas as espécies e variedades de eucalipto são originárias da Austrália.




É bastante utilizada como medicamento, onde sua atuação no tratamento de algumas doenças é bastante eficaz, seja através de chás, inalações, xaropes, essências, tinturas, cápsulas ou pomadas.
As inalações feitas através da infusão das folhas do eucalipto são muito utilizadas com excelentes resultados. Funcionam como descongestionante.
A essência do eucalipto, altamente aromática, é utilizada amplamente pela indústria de alimentos, principalmente na fabricação de balas e outras guloseimas.
Em chás, o eucalipto serve para ajudar nos problemas das vias respiratórias.
Mascar suas folhas alivia a dor e inflamação da garganta.
Tradicionalmente, os aborígines australianos cobriam feridas com folhas de eucalipto para apressar a cura. Pesquisas recentes confirmam propriedades antiinflamatórias e alívio de dores, e pode reduzir inchaços e acelerar a cura.
Alergias e infecções: o eucalipto possui propriedades antibacterianas, é um bom agente antivirótico e estimula o sistema imunológico. Quando usado em difusores aromáticos, ou vaporizadores, o eucalipto reduz micróbios no ar. 
Dores e indisposições: o óleo de eucalipto parece esfriar a pele, mas aquece os músculos; para dor nas costas (rigidez e dores na região lombar, ombros e pescoço) uma massagem com óleo essencial de eucalipto pode trazer muitos benefícios e bem-estar; para isso, adicione até 5 gotas do óleo essencial em 20ml de óleo carreador (óleo de amêndoas doces ou óleo de semente de uva, por exemplo) ou em 20g de creme de massagem. O cineol que ele contém, torna-o analgésico, e também baixa febre.

 Indicações e Utilização: Afecções das vias respiratórias: gripe, bronquites, asma, tosse, catarro; Doenças reumáticas; Anti-séptico; Repelente de insetos.

Contra-indicações: não é indicado o uso de eucalipto por pessoas asmáticas e por pessoas que fazem qualquer tratamento com homeopatia. Uso na gestação e na amamentação é contra-indicado.

Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

BENEFÍCIOS E USOS - GUINÉ

Guiné



A guiné no Brasil é muito utilizada, junto com a arruda, em vasos de proteção colocados à porta das casas. A guiné funciona como uma espécie de "antena" que capta as más vibrações (energias negativas), que são neutralizadas pelo poder purificador da arruda.

Também utilizada para banho, a guiné é mais potente que a Arruda no sentido de transmutar as energias negativas em positivas. As duas plantas alcançam o seu objetivo, ou seja, trazem o benefício ao paciente, contudo, a guiné possui elementos mais concentrados para esse tipo de serviço.

Familia: Fitolacáceas
Nome Científico: Petiveria alliacea
Nomes Populares: Guiné, erva de pipi, tipi, tipi-verdadeiro, amansa senhor, mucura-caá.
Parte Utilizada: Toda a planta, especialmente a raiz.

Características e Cultivo:

Subarbustiva perene de até 1 metro de altura, ramos eretos, folhas alternas elípticas, lisas. Folhas alternas, patentes, curtamente pecioladas, oblongo-lanceoladas, acuminadas, integérrimas, mais ou menos ondeadas de base cuneiforme estriada num pecíolo canaliculado de cerca de 5 mm de comprimento, levemente membranáceas, com a nervura mediana proeminente na face inferior e as nervuras secundárias arqueadas, glabras em ambas as páginas, exceto na face superior das nervuras de cor verde escura na página superior e mais clara na inferior. Medem de 5 a 10 cm de largura. Flores brancas minúsculas em espigas terminais.
CULTIVO: Precisa de solo fértil e pouco ensolarado.

Propriedades Medicinais:

Detém qualidades depurativas, diuréticas, emenagogas, estimulantes, antiespasmódicas, febrífugas e sudoríferas. Óleo essencial, taninos e flavonóides.

Indicações e Usos:

Indicada para afecções de cabeça, da vista, contra falta de memória, reumatismo, paralisia, estados nervosos, pelos seus poderes analgésicos, mas apenas em uso externo, em compressas.
O pó da raiz ameniza a dor de dente e previne cáries, eliminação de toxinas, faringite, laringite, tumores, problemas causados por vírus, fungos e bactérias.
Popularmente também usado em gargarejos para combater dor de garganta e depressão no sistema imunológico, dores (braços, cabeça, coluna, lombares, reumáticas).
Para dores reumáticas aplicar as folhas frescas ou secas da erva, em forma de compressa, sobre a região afetada.

Efeitos colaterais: Não usar internamente, pois é tóxica, abortiva e pode causar alucinações.

Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

BENEFÍCIOS - GUACO COM MEL

 XAROPE DE GUACO COM MEL


Coloque 1 colher de (sopa) de Guaco em um recipiente de vidro ou louça, reserve.
Coloque 1/2 de água para ferver, quando a água levantar fervura, desligue o fogo, despeje a água
fervente no recipiente com o guaco, abafe até amornar.
Filtre o guaco (coador), junte 250g de açúcar e leve ao fogo, ferva até o ponto de xarope.
Desligue e acrescente 3 colheres (sopa) de mel. Deixe esfriar e guarde em um vidro bem limpo e seco.
Usar como xarope, três vezes ao dia.

Guaco - Excelente contra gripes e resfriados, além de tosse, asma e bronquite. No geral ajuda nos problemas
respiratórios, que se intensificam no inverno.

Mel - Antibiótico e energético natural. Contém substâncias bactericidas, aromáticas, vitaminas A, B1, B2, B3, B5, C, E, K e PP, proteínas, fermentos, sais minerais, ácidos e aminoácido. Atua na produção e na purificação do sangue.



Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.