Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

AS ERVAS E O SONO

Um toque da Natureza e sonhe com os anjos

Com as ervas medicinais temos uma excelente alternativa para os males do sono. Em conjunto com hábitos simples e saudáveis vão tornar nossa noite de sono mais tranqüila e prazerosa, onde o objetivo principal é atingir o equilíbrio físico e mental de nosso corpo. O sono é importante para manter a boa saúde, um dos atos mais importantes para o ser humano já é um grande problema para a sociedade atual. Dormir não é apenas uma necessidade de descanso físico e mental: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo.


FALTA DE SONO PODE CAUSAR:

- Redução do vigor físico
- Envelhecimento precoce
- Cansaço e sonolência durante o dia
- Irritabilidade
- Alterações repentinas de humor
- Comprometimento da criatividade
- Redução da capacidade de planejar e executar
- Desatenção e dificuldade de concentração
- Diminuição do tônus muscular
- Comprometimento do sistema imunológico
- Tendência a desenvolver obesidade
- Doenças cardiovasculares e gastrintestinais
- Hipertensão
- Diabetes


A Importância do Sono

Uma boa noite de sono é muito importante para a saúde e o equilíbrio do ser humano.
Enquanto dormimos, o organismo diminui o ritmo de funcionamento ao mínimo necessário para a eliminação de toxinas e impurezas. Muitos hormônios são produzidos principalmente durante o sono profundo, como, por exemplo, a serotonina, denominada hormônio do humor, é comum dizer logo de manhã quando chegamos ao trabalho e encontramos alguém de cara amarrada, que esta pessoa teve uma noite mal dormida. A simples mudança de alguns hábitos pode ajudar você a dormir.


AS ERVAS E O SONO

As ervas possuem propriedades terapêuticas, além disso, proporciona agradável bem estar, exerce uma influência sutil na mente e no corpo.


Chá de Macela Há muito tempo vem sendo usada, para fazer travesseiros contra insônia crônica e o stress físico.  Monteiro Lobato que se imortalizou, quando encheu a boneca Emília com esta erva. Indicado contra insônia e perturbação nervosa.

Chá de CamomilaNa Grécia, a camomila florescia abundantemente, distinguindo –se desde a antiguidade, pelo seu aroma agradável, levemente adocicado. Muito divulgado na Europa por diminuir a irritabilidade, a ansiedade e a insônia. Indicado contra tensões nervosas, ansiedade, depressão, insônia e enxaquecas.

Chá de Eucalipto – Suas folhas de odor agradável e penetrante ajudam a diminuir rinite. Bronquite, sinusite e tosse. Também ótimo para combater a falta de sono.

Chá de Erva-Doce – Aumenta o leite materno, combate cólicas em crianças, é digestivo e contra azia. É diurético e provoca sono.

Chá de Melissa – Tônico e calmante combate processos inflamatórios internos e gastrite crônica.

Chá de Valeriana - É uma planta medicinal muito antiga, como é recordado pelo seu nome científico, derivado do latim valere, ter saúde. Sedativo, calmante, histeria, perturbações da menopausa, insônia crônica, estresse, dermatoses pruriginosas, perturbações cardíacas de origem nervosa e cãibras.

Chá de Hipérico - O Hipérico, em alguns lugares do Brasil, também é popularmente conhecido como "Erva de São João", apesar de não ser a única planta conhecida por este nome e, por isso, muitas vezes há confusão. É usada como remédio fitoterápico e também na criação de remédios homeopáticos. É um antidepressivo e/ou calmante natural. Na Alemanha, chega a ser de oito a dez vezes mais prescrita contra distimia e depressão clínica leve ou moderada do que Prozac (o antidepressivo químico mais usado mundialmente). Calmante, antidepressivo, antiirritante, contra diarréias e inflamações, sedativo, vermífugo e cola gogo, insônia e nervosismo.

Chá de Maracujá - Calmante, ansiedade, angustia insônia, asma, dor de cabeça nervosa, histeria, menopausa, neurastenia, neurose, nevralgia, sedativo, pressão alta e estresse.



Combinação de Ervas para uma boa noite de sono:

Capim Cidreira + Camomila + Melissa + Hipérico + Maracujá.

Coloque 1 colher (de café) de cada uma das ervas e reserve em um recipiente de vidro ou barro. Coloque 250 ml de água para ferver. Quando a água levantar fervura, despeje sobre as ervas e abafe pro cerca de 10 a 20 minutos com um guardanapo de tecido. Beber 2 horas antes de dormir.

 

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ervas no Zodíaco

Algumas ervas possuem substâncias que ajudam a curar ou aliviar os sintomas de várias doenças físicas, mentais e energéticas e são utilizadas até em remédios e banhos. Abaixo, estão relacionadas as ervas ideais para os pontos fracos de cada signo do Zodíaco.




ÁRIES: é comum o ariano não saber como se controlar – a impulsividade é uma de suas características. MIL-FOLHAS é o nome da erva que diminui a ansiedade, atuando no sistema nervoso. Um chá dessa erva traz efeitos relaxantes.

TOURO: o taurino geralmente não consegue demonstrar seus sentimentos nem expressar suas idéias com facilidade. Quando a garganta fica presa, a MALVA entra em ação na forma de chá para beber ou para fazer gargarejos.

GÊMEOS: trabalhador incansável, o geminiano está exposto à muita agitação, o que leva a problemas de estômago e pele. Para combater o stress ou os lapsos de memória, beba um chá de HORTELÃ-PIMENTA ou apenas masque suas folhinhas.

CÂNCER: a sensibilidade à flor da pele dos cancerianos os deixa vulneráveis a ambientes carregados de energia negativa. Usar ARTEMÍSIA em banhos e chás ajuda a renovar o ânimo e espantar os maus fluídos.

LEÃO: o exagerado esforço mental, comum na vida dos leoninos, gera um cansaço físico muito grande. Nesses horas, um banho ou um chá de ALECRIM é revigorante e dá um chega prá lá na depressão.

VIRGEM: a mania de pensar em cada detalhe de tudo o que faz é muito desgastante e prejudicial aos virginianos quando levada ao extremo. Quem nasce sob esse signo deve se policiar, com frequência, para que isso não aconteça. Um chá de ERVA-DOCE é ótimo calmante.

LIBRA: algumas incertezas são suficientes para abalar o sistema nervoso do libriano. Aumentar a autoconfiança e colocar as idéias em ordem é de que ele necessita para conquistar as coisas que deseja. A ALFAZEMA proporciona o equilíbrio e pode ser usada em banhos e chás.

ESCORPIÃO: geralmente, a pessoa nascida sob Escorpião demora a identificar suas reais vontades, além de ter dificuldades para dar o primeiro passo – por isso, sempre acaba tendo de remediar ao invés de previnir. Para garantir a iniciativa, chá de CARQUEJA.

SAGITÁRIO: a busca de novos desafios e o excesso de trabalho físico e intelectual são constantes na vida do sagitariano, que muitas vezes sente-se esgotado. Tensão e dores musculares tornam-se frequentes, deixando-o ainda mais abalado. Um banho ou chá de SÁLVIA combate o stress.

CAPRICÓRNIO: a rigidez consigo mesmo e com o mundo pode levar o capricorniano a viver cheio de bloqueios. Para aproveitar melhor as oportunidades, um chá de CAVALINHA ajuda a expulsar a negatividade.

AQUÁRIO: a mente do aquariano não tem sossego. É difícil desligar-se dos problemas do dia-a-dia, o que pode levá-lo à insônia, indigestão ou à falta de apetite. Para ajudar, a MELISSA acalma e elimina vícios físicos e mentais.

PEIXES: o pisciniano é do tipo que vive no mundo dos sonhos. Leva a vida com pouca ordem e disciplina, e viver com os pés no chão é um grande desafio. Colocar os pés de molho em chá quente de MANJERICÃO é a dica ideal para manter a mente em sintonia com a realidade.


 Fonte: http://temploumbandistaestreladourada.blogspot.com/search/label/ERVAS

quarta-feira, 6 de abril de 2011

PULSEIRAS DE CITRONELA

CUIDE DE SUA FAMILIA
PROTEJA-SE DE PERNILONGOS E ATÉ MESMO DA DENGUE



PULSEIRAS DE CITRONELA NATURAL :


> VARIAS CORES

> CONTÉM CITRONELA NATURAL

> A PROVA D'ÁGUA

> PRODUTO ATÓXICO

> CERTIFICADO DA ANVISA

> ATÉ 5 DIAS DE PROTEÇÃO


IDEAL PARA ÁREAS DE RISCO, PRÁTICA DE ESPORTES AO AR LIVRE, CAMINHADAS, ACAMPAMENTOS, PESCARIAS.

Possui atestado feito por laboratório credenciado pela ANVISA de GRAU de REPELÊNCIA entre 83 e 87%.  ISBN. BBMA6 (kg) 0,300.


TEMPERO TURBINADO

Fáceis e rápidas de fazer, infusões de ervas, pimentas e companhia perfumam e personalizam ingredientes básicos da cozinha como azeite, vinagre e manteiga.
O ideal é usar as misturas na finalização das receitas.




Vinagre com Ervas

Para o vinagre, o ideal é escolher ervas com aromas fortes, caso contrário a acidez pode anular o sabor do tempero. Use pimentas em grãos (inteiros, não em pó), como semente de coentro e cominho. É preciso lavar e secar os ingredientes (se for frescos) antes de colocar no vinagre. O vidro deve ser fervido antes de receber a mistura, que vai descansar por ao menos uma semana antes de ser usada.

Ingredientes:

- 1 litro de vinagre
- 2 dentes de alho
- 1 maço de alecrim
- grãos de coentro
- 1 pimenta dedo-de-moça

Preparo:

Misturar os ingredientes dentro de um vidro higienizado e deixar curtindo por pelo menos uma semana para ganhar sabor. Procure usar um vinagre de boa qualidade, como os italianos ou espanhóis.



Azeite com Café

Azeite de oliva e óleos potencializam o sabor das ervas. Por outro lado é preciso ter cuidado com as pimentas. Para quem gosta de picância acentuada, a combinação é ótima.Já pra quem prefere só o aroma, a mistura não é a melhor opção. Outro cuidado necessário é lavar e secar as ervas ( se frescas ) antes de fazer a infusão, para evitarque a água entre em contato com o óleo.

Ingredientes:

- 100 ml de óleo de milho
- 50 ml de azeite extravirgem
- 50 g de pó de café

Preparo:

Coloque o azeite, o óleo e o pó de café em uma panela e aqueça por 30 minutos em fogo baixo, sem deixar ferver. Deixe descansar por um dia em temperatura ambiente. Coe em um coador de pano e reserve por uma semana.


Manteiga Temperada

Para temperar, prefira a manteiga sem sal. O ingrediente aceita muitas combinações, até mel. Nesse caso, a proporção seria uma colher de sopa para cada barra 200 g. Para misturar temperos na manteiga, deixe-a na temperatura ambiente e use colheres de madeira ou bambu. Depois de misturada, enrole-a em filme plástico e deixe no congelador. Na hora de usar, é só cortar as rodelas e colocar sobre os pratos quentes.

Ingredientes:

- 1 tablete de manteiga (200g)
- 6 dentes de alho
- suco de meio limão
- 1 maço de salsa
- 1 maço de cebolinha
- 1 colher (sopa) de conhaque
- sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo:

Pique o alho, a salsa e a cebolinha e misture com o conhaque, o suco de limão, a pimenta-do-reino e o sal. Acrescente a manteiga amolecida e misture bem. Enrole no filme plástico e guarde no congelador. use para finaliza carnes e frutos do mar depois de grelhados e massas e risotos.


Fonte: Jornal Folha de São Paulo 5 de abril de 2011.